• Rádio Carijinho FM

Caminhão dos Bombeiros de Sobradinho é encaminhado para restauração

Foi encaminhado na manhã desta terça-feira, 15, o caminhão 01 dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, para restauração. O veículo Mercedes-Benz 1113 ano 1972 que foi doado pela cidade de Darmstadt na Alemanha, chegou em Sobradinho em agosto de 2001 após várias campanhas coordenadas pelo ex-vereador Adão Carlos Weber, hoje patrono da entidade. Por 19 anos, foi a única viatura de combate a incêndios do Centro Serra que servia para combater incêndios e até mesmo levava vítimas de acidentes pela falta de ambulância. Com o tempo, o veículo sofreu avarias estruturais e mecânicas. Um acidente no ano de 2015, fez com que a cabine original do veículo fosse perdida e com os recursos existentes, só foi possível a instalação de uma cabine simples e uma suplementar.








Nos últimos meses, o veículo que já tem 50 anos, apresentou problemas na caixa de câmbio que não pode mais ser restaurada, devido a inexistência de peças no Brasil. Contatos foram feitos inclusive com os bombeiros da Alemanha, no quartel de onde veio o caminhão, mas que também não encontraram mais as peças de substituição do câmbio. Segundo o presidente Neri Carlos Manske, uma empresa do Paraná veio até Sobradinho, onde instalou no veículo uma caixa um câmbio Mercedes-Bens brasileiro, onde foram necessárias adaptações, mas deixaram o veículo com toda a funcionalidade, inclusive permanecendo o funcionamento da tração 4x4.

Agora, a viatura foi encaminhada para a cidade de Erechim, onde receberá uma cabine dupla e engenheiros de uma empresa especializada em caminhão de bombeiros projetam o aumento da capacidade do tanque de água que de 2400 litros passará para 4 mil, e projeta-se ainda a instalação de equipamentos como canhão superior e guincho frontal para resgates.


O comandante operacional da entidade Rudinei de Lima, lembra que houve uma consulta com vendedores de caminhões de bombeiros, que orientaram a reforma do veículo, pois trata-se de uma viatura que atende as necessidades da corporação, sendo um veículo forte, que chega em locais de difícil acesso atendendo as necessidades do dia a dia.



Para o presidente Neri Manske, com a reforma do veículo a história da entidade também está sendo preservada. Ele lembrou que serão investidos recursos do Fundo Social Sicredi, do Termo de Fomento anual com a Prefeitura de Sobradinho e da campanha beneficente do fumo que está percorrendo o interior dos municípios atendidos pelos Bombeiros. A previsão de entrega da viatura é de 3 a 4 meses, com valor de investimento total incluindo a estrutura, mecânica, revisão de bomba e equipamentos, gira em torno de R$ 80 mil.

Foto: Divulgação/CBVS