• Rádio Carijinho FM

Como surgiu o Rádio?

HISTÓRIA DO RÁDIO |


Essa história começa muito antes do que você imagina. Antes que a invenção do aparelho fosse possível, uma série de descobertas foram necessárias.


Vamos começar lá em 1888, quando o alemão Heinrich Hertz provou a existência das ondas eletromagnéticas. Algum tempo depois, Thomas Edison usou o eletromagnetismo para criar o Grasshopper Telegraph, um equipamento que funcionava como um telégrafo sem fio. A tecnologia de Tesla foi retomada anos depois, pelo italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica em 1896.


Foto/Divulgação


Já em 1893, o cientista Nikola Tesla fez a primeira demonstração pública de uma transmissão sem fios. O fato é que, com essa invenção e com a possibilidade de sintonizar um circuito elétrico em determinada frequência, descoberta em 1897 por Oliver Lodge, tornou-se possível usar o rádio como ferramenta de comunicação entre dois pontos distantes.


O rádio chegou oficialmente em terras brasileiras no dia 7 de setembro de 1922, durante um evento internacional em comemoração ao centenário da independência.

Naquele dia, foram instaladas estações de transmissão em pontos estratégicos do Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói e São Paulo, e o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido ao vivo. Em seguida, foi tocada a ópera O Guarani.

.....

Já conhecia esta história. Deixe seu comentário neste post e enriqueça ainda mais nossa exposição.

.... #carijinhofm #sobradinhors #centroserra #radiocarijinho