• Rádio Carijinho FM

Secretários Municipais de Educação participam da abertura da Campanha da Fraternidade 2022


Por Robson Dias


Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes Com os olhos voltados para a Educação e o coração unidos pela fé, fiéis de diversas comunidades da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes participaram da tradicional Missa da Imposição das Cinzas, cerimônia que todo ano ocorre na abertura do tempo litúrgico da Quaresma.

Na ocasião, como ocorre em todos os anos, foi apresentada a Campanha da Fraternidade, seguindo o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Em 2022 a campanha vai tratar sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã.





Diante disso, estiveram presentes na celebração o secretário de Educação de Sobradinho, Ivan Trevisan; de Lagoa Bonita do Sul, Carlos Alexandre Lyra, e de Passa Sete, Sineia Donisete Bellini Rech. Todos receberam subsídios acerca da temática trabalhada na Campanha da Fraternidade.


Em sua homilia, o presidente da celebração, pe. Gelso Bernardy, fez referência aos dias atuais e sua relação com a prática cristã que preza pela paz em todas as circunstâncias. Afirmou ser complexo entender a guerra que ocorre no leste europeu e disse que é necessário rezar pela paz.





Lembrou o sacerdote da grande mensagem da noite, de que todos viemos do pó e ao pó voltaremos, que o ser humano necessita ter a compreensão da sua pequenez diante do universo e dos planos do Criador, embora seja amado incondicionalmente por ele. Citando um religioso, exaltou que nessa quaresma a principal oração deve ser para que possamos mudar a nós mesmos antes de todos e dos outros.


Ressaltou que a meta da Campanha da Fraternidade é cuidar da educação, zelar por ela com um gesto de amor ao outro. Ai está, continua ele, um ponto crucial da Quaresma, entender e aprofundar minha relação com Deus e com o Outro. Nisso está a atividade educativa, vista como um gesto de amor.




Durante o tempo litúrgico da quaresma, a Paróquia realizará missas diárias que devem ocorrer sempre as 06h30min da manhã.